fbpx

TOSS Email Marketing

E-mail Marketing, uma poderosa ferramenta de Marketing Digital

Uma das ferramentas de Marketing Digital que é muito útil hoje em dia, em meio a tantas outras formas de se atuar nesse cenário, mas que muitas empresas ainda não dão o devido valor.

Você precisa enviar e-mails para seus clientes e acaba utilizando essa estratégia de forma equivocada, ou pior, nem a usa de forma otimizada, obtendo diversos números que mal são analisados e trabalhados a seu favor.

Isso faz com que você perca a qualidade da sua lista e consequentemente os resultados são bem abaixo do esperado. Um serviço de e-mail marketing não pode se resumir em apenas disparos aleatórios de informativos ou comunicados, mas sim, de acordo com o seu propósito, ser um canal de relacionamento com o seu cliente. E acredite isso faz muita diferença.

Tenha em mente que você terá que ter uma lista de e-mails LIMPA. Esta lista limpa, consiste em obter e-mails que sejam CADASTRADOS pela vontade própria do seu cliente.

ATENÇÃO! FUJA DE COMPRA DE LISTAS DE E-MAILS, É A PIOR FURADA E CUSTA CARO!

Mas só a constituição de uma boa lista de e-mails não faz milagre sozinha. Você pode receber diversos e-mails por dia, mas qual deles realmente te interessa de verdade?

É aí que entra outro trabalho em cima dessa ferramenta, buscando a melhor otimização para o envio. É importante mencionar que ela deve estar integrada as outras ferramentas, como: site, redes sociais, blogs, landing pages, para que se possa ter o seu melhor resultado.
Por isso, destacamos sete princípios importantes a se considerar para uma utilização assertiva dessa ferramenta:

  • Separe por listas seus contatos;
  • No campo ASSUNTO do e-mail, utilize uma mensagem relevante;
  • No conteúdo do e-mail, produza textos chamativos e que estimule alguma ação do seu cliente;
  • Um layout agradável, é claro;
  • Uma conexão com as suas outras mídias sociais;
  • Obrigatoriamente terá que ter uma opção para descadastro (conforme política antispam de utilização para e-mail marketing);
  • Avaliação dos resultados a cada envio.

Em breve entraremos em detalhes referente a estes sete princípios sobre e-mail marketing!

Menos, muitas vezes é mais!

Mais vale uma lista pequena, consistente e com qualidade de retorno e interação, do que uma lista com sabe-se lá quantos mil e-mails, que não traz retorno algum. Uma lista de qualidade pode levar tempo pra se construir, mas vale a pena. Basicamente é necessário que dentro do seu site sejam incluídos formulários ou box para cadastro dos e-mails dos clientes que estão realmente interessados em seu produto ou serviço. Mas terá que levar em conta a geração de um conteúdo interessante para o seu cliente, é isso que faz com que ele se cadastre em sua lista.

Existem várias ferramentas disponíveis, desde as que são pagas, como por exemplo UOL, Locaweb entre outras, até as que são grátis.

Porém para os softwares grátis há algumas limitações, entre elas estão:

– restrições nas quantidades de e-mails que podem ser cadastrados;
– alguns não tem tradução para o idioma português.

Mas nada que vai interferir nos resultados e análises finais dos seus envios. Ainda sobre os diversos softwares grátis disponíveis na internet, destacamos o MailChimp, que tem uma ótima funcionalidade e ótimos resultados em relação aos outros. Relatórios, gráficos e um layout simples que ajudam bastante no manuseio.
Dentro dessas versões grátis, você encontra opções mais avançadas (que não restringem quantidades de e-mails cadastrados, por exemplo) que pode ser contratada por meio de mensalidades, conforme o pacote de sua necessidade.

E-mail Marketing em números

Estudos apontam que: “Na América Latina, a taxa de entrega em caixa de entrada é de 72%, enquanto o spam fica em 10% e mensagens bloqueadas ou perdidas somam 18%. Nos EUA, esses valores são 88%, 6% e 6%, respectivamente.’
Outro ponto positivo e que muita empresa acaba esquecendo, é que hoje com a quantidade de smartphones conectados, as taxas de aberturas de e-mails cresceu consideravelmente. ‘Este estudo também mostra que consumidores continuam a abrir mais e-mails – até mesmo todos os emails – em dispositivos móveis, ressaltando a necessidade de profissionais de marketing digital implementarem uma estratégia de e-mail voltada para o mobile. A abertura de e-mails em dispositivos móveis alcança maiores índices nos finais de semana, com taxas de abertura superiores a 50% para os 100 maiores varejistas da internet.” Fonte: Return Path

Por isso, apostamos que uma lista de e-mails bem constituída, pode trazer uma grande vantagem frente aos seus concorrentes.
O cenário está aí, a favor de quem estiver mais atento possível. E o e-mail marketing tão logo não vai deixar de ser uma forma de estratégia dentro do Marketing Digital.

Então se sua lista estiver com resultados abaixo do esperado, ou pior, você mal sabe o que acontece com ela, é hora de modificar as ações em relação a essa ferramenta e direcionar seus esforços de uma maneira mais estratégica.