D41D: Erro de Sincronização no Google Drive

A alguns meses resolvi passar diversos backups da agência para a nuvem, que até então eram salvos em HDs externos e DVDs. A soma dos arquivos não ultrapassavam 260Gb, um pouco mais de 700.000 arquivos (psd, cdrs, ai, imagens, arquivos de áudio, docs, planilhas…).

Após tentar diversas vezes fazer o upload dos arquivos através do aplicativo Google Drive Desktop o processo foi interrompido pelo erro D41D, um erro recorrente que força a reinicializarão do programa.

Como sugere o próprio app desconectei da conta, reconectei, desinstalei, reinstalei, re, re, re… mas claramente dava pra perceber que o Google Drive não consegue se manter estável e processar uma quantidade grande de arquivos.

A alternativa foi refazer o processo, mas desta vez sem sincronizar tudo ao mesmo tempo, escolhi a opção “Sincronizar apenas estas pastas…”, onde é possível escolher alguns diretórios para diminuir o processamento na sincronização dos arquivos.

Aparentemente desta maneira as coisas começaram a fluir, depois de alguns dias (isso mesmo, alguns dias) sincronizando pasta por pasta resolvi acelerar o processo todo: selecionei as pastas restantes que que somavam um pouco mais de 250.000 arquivos, e… erro D41D 🙁

Tudo beeem, respira… vamos pesquisar!

Na comunidade do Google Drive encontrei diversas reclamações sobre sincronização e instabilidade do aplicativo, por sorte (ou azar) um deles era o nosso “camarada” D41D.

Um dos colaboradores da comunidade do Google Drive (Ken Watford) deu uma explicação o tanto quanto convincente sobre o erro, veja abaixo:

O D41D é um erro de memória, a versão do aplicativo para Windows atualmente tem dificuldade de sincronizar um grande número de arquivos de uma só vez, devido as restrições de memória de 32 bits. Ou seja, mesmo que sua máquina seja “monstra” com muita memória o erro pode aparecer. O número de arquivos que ele pode sincronizar ao mesmo tempo varia, sendo assim não é possível fazer de forma confiável a sincronização de milhares de arquivos de uma só vez”.

Desta forma podemos concluir que o problema não é quantidade de arquivos existentes no Google Drive, o problema esta na quantidade de arquivos que são processados ao mesmo tempo.

Mas se isso é um problema de memória por que o Google não atualiza a versão?

Bom, neste caso o jeito é aguardar pois nem o Google se pronunciou em relação a atualização ou solução do problema, como é possível ver na comunidade do Google Drive.

Como resolver o problema do erro D41D?

A recomendação é salvar “tudo” em uma pasta local ou em um HD externo, depois remova todos os arquivos da sua conta do Google Drive, isso mesmo, depois de salvo delete tudo que estiver armazenado na nuvem.

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Caso tente refazer o processo sem deletar os arquivos da nuvem o problema pode persistir, pois o aplicativo analisa tudo antes de processar e iniciar a sincronização.

  1. Feito isso desconecte-se da conta do Google Drive ou reinstale o aplicativo;
  2. Siga as etapas de configuração do aplicativo;
  3. Seguindo as dicas da comunidade carregue lotes de até 100.000 arquivos por vez, terminando um lote carregue outro, e assim por diante.

Se mais tarde você for sincronizar os arquivos com outro computador Windows não esqueça de usar a opção “Sincronizar apenas estas pastas…”, escolha apenas as pastas que irá usar, não faça tudo de uma só vez pois o erro pode te assombrar novamente.

Bom, espero que essas informações sejam úteis, abaixo seguem os links das discussões da comunidade do Google Drive:

Se você usa Mac pode ser que tenha um erro parecido, vale lembrar que no sistema iOS não existe limitação para sincronização de vários arquivos ao mesmo tempo, a solução é mais simples:

Por: Elisandro da Silva (TOSS Agência de Criação)

  • José Ricardo Franco de Amorim

    Estou com o mesmo problema, apareceu a poucos dias. Porém, no meu caso, não tentei fazer o upload de vários arquivos ao mesmo tempo, pelo contrário.
    Estava tudo normal, eu sequer fiz o upload de algum arquivo, do nada, começou esse problema! =/

    • Fala José, tudo blz?
      Com esse problema mais ou menos né rsrs, tente desconectar da conta:
      1ª opção: Clique no ícone do Google Drive / depois nos 3 pontos / Sair do Google Drive / Abra novamente;
      2ª opção: Clique no ícone do Google Drive / Preferências / Conta / Desconectar conta.

      Só use a segunda opção se a primeira não der certo, pois o Google Drive vai forçar o processo de sincronização do zero.

      Espero que ajude!

      Elisandro – TOSS

      • José Ricardo Franco de Amorim

        Eu fiz isso e não deu certo.
        Mas consegui resolver o problema da seguinte forma:
        1ª tem q fazer o q vc disse, ou seja, desconectar do aplicativo.
        2ª Abrir o executador de tarefas (botão do windows no teclado + R)
        3ª No executar digite: %LocalAppData%Google e pressione Enter
        4ª Procure a pasta Drive e renomeie para Drive Old
        5ª Desinstale o Goole Drive e instale novamente

        Seguindo esses passos para mim funcionou, não faço a mínima ideia pq. Mas o importante é q o drive voltou a funcionar normalmente (e espero que continue assim).

        • Fala José, opa legal!
          Exatamente isso, precisa “excluir” ou até mesmo “renomear” como você fez, desta forma o Drive não fará a leitura dos arquivos da pasta original.
          Até+

          Elisandro – TOSS

          • Erique Siqueira

            ola.. infelizmente para mim náo funcionou nada… nao sei mais o que fazer… perdi as esperanças

          • Bom dia Enrique, você deve ter feito o backup em outro local, mas depois disso você excluiu todos os arquivos do Meu Drive, Compartilhados comigo, Lixeira, Recentes?

        • Leon Victor

          Realmente esse procedimento do José Ricardo foi o que deu certo!

          Já tinha até “formatado” a máquina, na hora de instalar deu o mesmo erro de novo.

          Mas aí fiz isso, e deu certo para apenas 6.882 arquivos.

          Valeu aí itoss e José Ricardo!

          • Fala Leon!
            Quem bom que conseguiu resolver seguindo as dias do José 😉

            Vamo q vamo!

            Elisandro – TOSS

  • George Araujo

    Esse texto simplesmente resolveu o meu problema. Eu estava com o mesmo erro D41D e, seguindo o passo a passo, consegui resolver. Muito bom! Deve ter ajudado centenas de outras pessoas também. Parabéns e obrigado!

    • Fala George, tudo blz?
      Opa que legal, quem bom que deu certo e conseguiu resolver o problema.
      Obrigado por comentar.

      Elisandro – TOSS

  • Lúcio Fernandes

    Segui as instruções acima, mas no meu caso não deu certo. E não tinham nem 30 mil arquivos. Apaguei tudo do GD na própria web, desinstalei o GD pra PC e ao reinstalar o GD pra PC ele deu o mesmo erro. Realmente não entendi!